Dicas de Cenas

Fotografar Flores

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePin on Pinterest

Algumas dicas que podem transformar sua simples foto de uma flor em uma foto sensacional!

Pela manhã

Fotografe logo pela manhã, pois as primeiras horas são as melhores, especialmente pela luz natural, mais branda e que vai deixar as fotografias mais suaves e menos sombreadas. Sem contar que de manhã o orvalho ainda está presente nas pétalas das flores, isso deixará suas fotos com um efeito bem legal, diferente do que aconteceria se já fosse mais tarde.

Profundidade e foco

Ajustando profundidade e foco : Não é preciso que todas de flores tenham uma perfeita nitidez, basta somente que uma parte da flor saia perfeita, podendo ser a estigma, uma pétala, as anteras, dentre outras partes das flores. A profundidade de campo simplesmente significa que apenas uma pequena parcela de sua fotografia estará devidamente em foco. O objetivo desta técnica é dar um destaque na parcela de sua imagem na qual você quer a atenção do expectador. Para conseguir isso, você deve definir uma abertura pequena. Como dica para deixar a abertura pequena, você pode utilizar a velocidade do obturador para diminuir a chance de um borrão indesejado e também reduzir o número ISO para remover granulação na foto. Com estas dicas você terá um fundo desfocado e irá proporcionar fotografias mais bonitas e diferentes.

_MG_0108

  • Aperture: ƒ/5.6
  • Credit: Daniel Bunduki
  • Camera: Canon EOS 70D
  • Taken: 20 setembro, 2014
  • Focal length: 135mm
  • ISO: 125
  • Keywords: Array
  • Shutter speed: 1/250s

Por regra, com vento não combina

Procure evitar a fotografia quando o vento estiver forte demais, deixando-as tremidas e sem foco. Porém, se você não quiser uma foto muito normal, o vento pode ajudar, caso contrário, será desastre total.

Use sua experiência

É muito importante que se busque por ângulos diferenciados, use diferentes lentes, como teleobjetivas e não somente macros. Procure fotografar usando um único foco de luz, especialmente à noite, teste o flash, tenha coragem e procure ousar. Procure desafios fotográficos, não limite aquela florzinha que está ali ao seu alcance, encontre uma que seja diferente, inusitada, que esteja longe. Fotografar flores nada mais é que uma mistura maravilhosa e estranha da arte e da ciência. Vá testando seu potencial…

Matérias Relacionadas: