Dicas de Cenas

Fotografar Esportes

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePin on Pinterest

Todos nós adoramos esportes, principalmente pelos sentimentos envolvidos.

Para este tipo de fotografia você vai precisar com certeza de uma câmera DSLR ou câmera digital que permita mexer na velocidade do obturador.

O segredo para obter boas fotos é ajustar sua câmera corretamente antes do início do evento, desta forma conseguirá focar no momento e esquecer das configurações. Vamos a elas:

Utilize uma velocidade rápida do obturador

A velocidade do obturador é a coisa mais importante para este tipo de fotografia. Isso acontece porque quando demora a passagem de luz pelo sensor da câmera, mais borradas elas ficarão. A velocidade rápida é essencial para congelar o movimento.

Comece por colocar a sua câmera em Prioridade de Abertura (TV da Canon) e escolha 1/500s. Este é um bom inicio e deverá ser rápido o suficiente para a maioria dos esportes de ação.

Alguns esportes precisaremos aumentar a velocidade para 1/1000s porém, para a maioria das fotos, os 1/500s já irão te surpreender.

_mg_8800

Abertura Ampla

Deixando sua maquina configurada no TV (Prioridade de Abertura) esta configuração será automática, porém se quiser desfocar o fundo e dar mais vida e criatividade a sua imagem, teste as fotos junto com a configuração de abertura.

Aumento o ISO

Outro recurso que poderá ser deixado no AUTO, porém quanto maior a ISO mais ruídos teremos, porém menos embaçada. Para este tipo de foto, com certeza, melhor com ruídos do que embaçada!

Use o MODO BURST e AL SERVOR

Por “definição” fotos esportivas movem-se rapidamente e fica mais difícil mantê-las em foco o tempo todo. Por isso indico usar o MODO BURST para capturar 4 ou 6 disparos ao mesmo tempo. Isso lhe dará mais chances de conseguir uma melhor imagem.

Outra configuração importante é tirar do “one shot” e configurar em modo contínuo chamado “Al Servo” em câmeras Canon, desta forma, reorienta continuamente o foco para manter o assunto nítido em todos os momentos.

 

_mg_8797

Utilize JPEG

Um pouco inusitado sugerir isso, afinal a maioria das dicas recomenda-se fotografar em RAW, porém para este tipo de foto sempre falamos em velocidade e nada melhor que JPEG para capturar mais imagens em um único momento no modo burt, acima explicado. Isso poupará memória.

Balanço de Branco

Pesando em não trabalhar de forma automática, pois muitas vezes a câmera se “confunde” em ambientes fechados, procure configurar o balanço de branco para fluorescente ou tungstênio. Lembrando que sempre é importante testar antes para verificar qual é o melhor ajuste.

Desligue o FLASH

Para o maioria dos esportes você não estará perto da ação e por isso não terá utilidade alguma o flash nesta cena, pelo contrário, as rajadas brilhantes podem distrair os jogadores…

O drama da fotografia de esportes está em deixar que o espectador se sinta parte do momento, vendo as gotas de suor e sentindo as expressões no rosto… Tente se posicionar tão perto dos atletas quanto possível, para que possa obter um baixo ângulo que coloca o espectador ali com eles. Mantenha uma mão firme e seus olhos vidrados sobre o andamento do jogo. Com foco e atenção, você pode ter fotos de fotografia esportes que vão surpreender.

Dica: Procure sempre estar mais próximo do chão, isso deixará o seu atleta maior, mais poderoso e heroico. Agachar o máximo realmente irá elevá-los diante do enquadramento, fazendo com que pareçam ainda mais poderosos…  

 

Matérias Relacionadas: