Dicas de Cenas

Fotografar a Lua

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePin on Pinterest

Não tem como resistir, cedo ou tarde vai fotografar a Lua.

Algumas regras que podem te ajudar nesta hora!

Lente Tele Objetiva

Para fotografar a lua você precisa de uma lente tele objetiva, uma lente interessante para este tipo de fotografia é a 75-300mm, 300mm será o bastante para uma boa imagem.

Com outras lentes também é possível, claro, porém perderá detalhes que somente com estas lentes acima de 200mm poderá capturar. Mesmo assim, não desista. Abaixo um exemplo com uma lente 18-135mm:

_mg_8151

  • Credit: Daniel Bunduki
  • Camera: Canon EOS 70D
  • Flash fired: no
  • Focal length: 135mm
  • Shutter speed: 1/6000s

Tripé?

De preferência, sim! Por mais que você já tenha visto pessoas fotografando a Lua sem tripé, ele ainda é importante para evitar que sua foto saia borrada, e isso vai fazer a diferença entre uma foto boa e uma espetacular!

Use um disparador remoto ou timer.

Se for fotografar a Lua com uma DSLR, deixe o “Live View” da câmera ligado. Dessa forma você não corre o risco de sua câmera tremer durante o disparo. Ou se tiver um disparador remoto, faça questão de usá-lo, evitando assim mexer a câmera quando for pressionar o botão de disparo.

Qual velocidade de disparo usar?

Use uma velocidade de disparo relativamente alta (1/125 ou mais). Apesar de não percebermos a olho nu, a Lua se move rapidamente pelo céu, ou seja, usar velocidades baixas podem resultar em imagens borradas. Não se esqueça também que, apesar de ser noite, a Lua é muito brilhante, então você vai acabar precisando capturar muito menos luz do que imagina.

Qual a abertura ideal?

O objetivo deste tipo de foto é capturar o máximo de detalhes possível, então feche um pouco o diafragma, tente f/9, f/11 ou até mesmo f/16. Isso vai ajudar a garantir que sua fotografia saia muito mais nítida.

Qual ISO usar?

Mantenha o ISO baixo, isso irá garantir uma foto com pouco ruído. Comece então com ISO 100 e vá aumentando conforme for necessário.

Medidor de Luz

A câmera tem diversas maneiras de medir a luz que está incidindo na lente. Uma delas é o spot metering. Escolha essa opção, pois ela irá “ver” somente a luz que a lua emite e enviar as informações para o fotômetro interno da câmera e assim você irá conseguir equilibrar melhor o diafragma e os outros componentes.

Foco automático ou manual?

Não confie no foco automático. Para imagens realmente nítidas use o foco manual, caso seja necessário, ligue o “Live View” e de um zoom na imagem para garantir um bom foco ao fotografar a Lua.

Regras foram feitas para serem quebradas!

Às vezes as fotografias mais interessantes não foram criadas seguindo as regras, mas sim usando a criatividade.

Matérias Relacionadas: